Psicóloga On-line | Flavia Pitanga Psicóloga On-line

Psicóloga on-line

A dúvida

Como fazer escolhas conscientes

O estímulo do pensamento que a dúvida provoca é essencial, pois ajuda o indivíduo a fazer suas próprias escolhas com base no que para ele é importante. Tarefa desafiante em tempos atuais, pois com a rapidez que as informações nos chegam sem sessar fica cada vez mais difícil conseguir diferenciar o que se quer e o que os outros querem que a gente queira. A escolha feita consciente é aquela você percebe que é melhor para você, sem se preocupar se a maioria prefere diferente.

A internet trouxe o excesso de conteúdo, por um lado isso é bom, facilita a aquisição de conhecimento. Por outro lado dá trabalho, obriga a pessoa a desenvolver cada vez mais a autocrítica para selecionar o que realmente importa ler, absorver. Faz-se necessário uma percepção cada vez mais apurada do conteúdo das notícias, do contrário, ser convencido por coisas que nem fazem sentido para você será algo inevitável.

Escolhemos o tempo todo, mas saber por que estamos escolhendo algo e ao mesmo tempo se questionar se é realmente a melhor decisão para si passa a ser um exercício. É preciso realizar essa tarefa para não ficar à deriva. Com essa prática, passamos a escolher de forma consciente.